segunda-feira, 27 de maio de 2013

RESENHA - O ESPADACHIM DE CARVÃO


Qualquer coisa pode ser morta, basta espetar no lugar certo
 



Não! Não se trata da história de um samurai que, após morto em um incêndio, teve seu corpo carbonizado exposto em praça pública. A história contada por Affonso Solano é muito mais que isso, aliás, é muito mais que a maioria das histórias que se contam por aí. 


Adapak é um jovem nerd como eu, como você, como a dona Maria, Como o seu Eustáquio... 


Parou a brincadeira que a coisa é séria!


Como eu dizia, Adapak é um jovem parecido como muitos de nós: inteligente, leitor voraz, isolado em sua caverna mágica entre aventuras fantásticas que saltam das páginas dos livros. Basicamente, é isso, sé é que podemos ser básicos quando a história que lemos é grandiosa. Eu me entreguei e adentrei ao mundo de Kurgala sem reservas e sem preconceitos, e adorei.


A aventura do jovem de pele negra e orifícios estranhos, extremamente hábil, e debilmente ingênuo é fascinante, e vem contada de uma forma prazerosa, numa leitura que flui mais que sangue em um filme do Tarantino.


Adapak pensa que conhece Kurgala, mas na verdade, não conhece quase nada, assim como eu e você, leitores dessa obra. Um desfile das mais diversas e bizarras criaturas simplesmente aparecem sem se identificar adequadamente, te deixando confuso, intrigado e fascinada, tudo ao mesmo tempo. Enquanto Adapak é perseguido por inimigos desconhecidos, nós seguimos o espadachim afrodescendente tentando descobrir por que tudo aquilo está acontecendo.


Se não bastasse, Solano nos brinda com cenas de combate extremamente ágeis e bem narradas. Descrições fragmentadas sobre tantas espécies que desconhecemos que no decorrer da leitura formam um desenho distorcido e extremamente interessante em nossas mentes doentias.


Se você não deseja passar luas em claro devorando as páginas de O Espadachim de Carvão, comece a ler pela manhã, por que terás que subir por uma escada com muitos cascos de altura, na qual não se é permitido descer até que se chegue ao topo.


Espero ansioso pelo Vol. 2, e que venha a versão em quadrinhos, a animação e o live-action dirigido por Guilhermo Del Toro.


2 comentários:

  1. Heheh curti a resenha, Samuel! "...jovem de pele negra e orifícios estranhos..." foi punk! :)

    Feliz que tenha curtido; com certeza teremos o volume 2! Se tiver tempo, depois coloque essa resenha lá no skoob.com.br conhece?

    @bração e obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tá no skoob, nota 5.0, ou 5 robôs gigantes, ou quem sabe 5 cascos. Que bom que gostou.

      Excluir