terça-feira, 11 de junho de 2013

RESENHA - MENTES PERIGOSAS: O psicopata mora ao lado




"Papai morreu
Mamãe também
Estou sozinho
Eu não tenho ninguém..."

 
Sinopse: “ ‘Mentes Perigosas’ discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses ‘predadores sociais’ com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais.”

Apesar de já ter conhecimento sobre o livro, o li, primordialmente, como fonte de pesquisa para um romance que estou desenvolvendo. A obra traz uma descrição detalhada, porém concisa e de forma simples, do comportamento dos psicopatas, bem como instruções de como identifica-los e evita-los.

As informações prestadas são de fato importantes, pois um psicopata pode ser seu melhor amigo, até que ser amigável não sirva mais aos seus propósitos. A linguagem é simples e conversa com o leitor, funcionando quase que como um aconselhamento. O livro é um velho sábio que pretende passar seus conhecimentos a um jovem, para que este esteja preparado para as intempéries do mundo.
 
O livro é esclarecedor e realmente útil, no entanto, sua linguagem é excessivamente informal e ligeiramente imparcial. O objetivo de Ana Beatriz Barbosa Silva parece ter sido apenas explicitar o quanto os psicopatas podem fazer o mal e destruir vidas. No caso, muito bem cumprido. Confesso que fiquei um pouco frustrado, já que esperava um aprofundamento na psique dessas pessoas cruéis e frias. É óbvio que o fato de não satisfazer meus anseios pessoais não desqualifica a obra, nem tampouco diminui a sua importância, mas não faria mal algum se fosse melhor explorado como funciona de fato a mente do psicopata e como ele se sente (se é que ele é capaz de sentir).

Apesar de seu caráter essencialmente preventivo, como um guia de como se proteger dos terríveis psicopatas que estão metamorfoseados de pessoas comuns, ficou uma sensação de que algo estava faltando.

Importante salientar que a obra desmistifica o senso comum: psicopata=assassino, exemplificando muito bem casos em que o psicopata não passa de um golpista, ou um funcionário sem escrúpulos, ou até mesmo um amigo folgado que só visa sua satisfação pessoal.

“Mentes Perigosas” é um livro bem escrito, de fácil compreensão e indicado a todos aqueles que suscetíveis às investidas habilidosas dos manipuladores psicopatas, em outras palavras, todos nós que não somos psicopatas. No entanto, se sua curiosidade vai além, e apenas mantê-los longe não te satisfaz, o livro não será suficiente, mas nem por isso deve ser esquecido.
Leia um trecho aqui.
Veja a autora em entrevista no Jô Soares:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário