quinta-feira, 27 de junho de 2013

RESENHA: SERIAL KILLER – LOUCO OU CRUEL?





 
O que leva uma pessoa a matar? O que a leva a fazê-lo repetida e metodicamente? São perguntas como essas que Ilana Casoy tenta responder em seu livro de estreia.
Numa obra concisa e extremamente forte, a autora contextualiza de forma habilidosa como funciona a mente de um assassino em série e o quão complexo é o trabalho da polícia para identificar e capturar esses sujeitos.
Após uma introdução predominantemente teórica, mas longe de ser cansativa, Ilana nos leva por uma cadeia de casos de assassinatos em série, sem poupar o leitor do mínimo detalhe. Nesse momento, aconselho aos mais “sensíveis” que abandonem a leitura, pois as páginas seguintes descrevem com riqueza de detalhes crimes brutais e inimagináveis.
 
Mentes perturbadas, fruto de infâncias conturbadas e relacionamentos complexos e nocivos. Página após página acompanhamos a trajetória de homens (e mulheres) com desejo de matar, e, em paralelo, o trabalho árduo da polícia na busca por esses predadores.
Apesar de usar definições técnicas, o livro mostra-se acessível a leigos, preocupação louvável da autora que, apesar de falar com propriedade sobre temas oriundos da psicologia e psiquiatria, não tem formação específica nessa área. Mas isso não significa que o livro seja para qualquer um, visto que as descrições dos crimes fazem quase impossível não visualizar cenas grotescas durante a leitura das muito bem escritas passagens.
 
 
 
“Serial Killer: Louco ou Cruel” é um livro com uma escrita envolvente e impessoal, o que deixa o leitor à vontade para enxergar a mente dos assassinos da forma que preferir. Se você tem curiosidade sobre o assunto, é uma obra obrigatória.
Em um trabalho de pesquisa impecável, com explanações concisas e ricas, Ilana Casoy marca sua estreia como escritora de forma esplendida, e seus trabalhos posteriores podem comprovar que a autora sabe o que faz.
 
Confira abaixo entrevista com a autora
 
 
 

2 comentários:

  1. Estava procurando um outro livro com esse tema e acabei de encontrar aqui, ufa. Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom. Apesar da Ilana não ser formada na área, ela fez um estudo muito detalhado e bem feito. Recomendo muito. E obrigado pela visita :)

      Excluir