segunda-feira, 8 de julho de 2013

RESENHA - FILHOS DO ÉDEN VOL.2 : ANJOS DA MORTE




O nerd se superou.


Em “Anjos da Morte”, o segundo tomo da série “Filhos do Éden”, Eduardo Spohr mostrou que não é apenas um nerd, mas, sim, um nerd Jedi, e ainda mais que isso, um escritor de mão cheia, capaz de transitar em diversos gêneros sem se perder.

O livro acompanha a trajetória de Denyel como anjo da morte, enquanto, em paralelo, narra os acontecimentos no presente, onde Kaira, Urakin e Ismael viajam à procura da ultima cidade Atlântica. No entanto, aqui vemos o inverso do que temos nas outras obras do autor, onde a história principal se passava no presente (ou em um futuro próximo) e acontecimentos passados eram mostrados em forma de flash back’s. Em “Anjos da Morte”, é no passado que se desenvolve a história principal, enquanto os acontecimentos presentes acontecem em paralelo, garantindo a ligação entre os três livros (suponho).

Com “A Batalha do Apocalipse”, Spohr já mostrara a que viera, apresentando uma obra fantástica, rica em conteúdo histórico, com um universo próprio e original, apesar das claras diversas influências. Contudo, eram livros, predominantemente, de fantasia. Com “Anjos da Morte”, o autor atravessa um novo limiar, em um projeto ambicioso e arriscado, e, felizmente, muitíssimo bem sucedido.

Toda a atuação de Denyel nas guerras apresenta uma realidade crua, sangrenta e extremamente realista. Descrições magistrais fazem o leitor imergir na realidade brutal da guerra, a ponto de ouvir os disparos, sentir a lama sob os coturnos, o cheiro de morte, de corpos dilacerados e carne podre queimada. Temos diálogos fluidos e naturais, infinitamente mais eficientes e verossímeis que em qualquer outra obra de Spohr.

Quando Denyel deixa as guerras, entramos em uma nova história, num thriller de espionagem competente, repleto de tensão e violência, com um protagonista dividido entre sua própria natureza, dilemas morais, sentimentos predominantemente humanos e até mesmo uma perigosa e irresistível femme fatale.

E para quem se pergunta: Onde estão os anjos e o universo mitológico adorado pelos nerds de plantão? Desafiando os limites de um escritor, está tudo lá. Não apenas na trajetória de Kaira em sua busca inabalável, mas também na de Denyel, mesclada à sua existência mundana, em uma dicotomia perturbadora que permeia toda a trajetória do protagonista.

E o que dizer das referências, tantas e tão bem colocadas. Seja em filmes clássicos que Denyel assistia solitariamente em reprises nas salas de cinemas, seja nas canções que marcaram as décadas, seja em uma citação sensacional à obra prima de Mario Puzo.

“Anjos da Morte” é um livro que te leva por florestas escuras à procura do inimigo; te leva à se esgueirar por ruelas perseguindo um alvo; te leva a amar e odiar uma mesma mulher; te leva a querer colecionar armas de fogo; a voltar no tempo e testemunhar a queda do muro de Berlim.

E quem esperou meses a fio pela chegada de “Anjos da Morte”, segure sua ansiedade, pois a espera por “Paraíso Perdido” será ainda mais angustiante. Economize suas unhas, pois não serão suficientes. Tranque-se em sua casa segura e exercite sua paciência. Eduardo Spohr abranda nossa ansiedade com um excelente epílogo, que apesar de aumentar a sede por mais, amaina um pouco o anseio pelo Livro 3.

No entanto, se, antes que “Paraiso Perdido” chegue às livrarias, se algum acidente me acontecer, se por acaso um dia eu estiver dirigindo e meu carro se chocar contra um poste, se eu estiver na rua e for atingido por uma bala perdida ou mordido por um cão raivoso e morrer, terei que culpa-lo, Senhor Spohr, e meu fantasma ficará preso à Haled, até que o tomo esperado chegue às minhas mãos.

Por fim, se você gosta de literatura fantástica, leia. Se você gosta de livros sobre a guerra, leia. Se você prefere história de espionagem, com perseguições e tiroteios impressionantes, leia. Se você não gosta de anjos, leia, pois “Anjos da Morte” não é sobre anjos, é sobre pessoas.

Chegando ao fim da leitura eu me perguntei: Você mudaria algo nessa obra? E a resposta foi: sim, mudaria. Apagaria o nome do autor e preencheria com o meu, pois “Anjos da Morte” é um livro que qualquer escritor gostaria de ter escrito.
 
Veja abaixo entrevista com o autor:

Eduardo Spohr, Anjos e Guerras - sai o terceiro livro do ídolo nerd pela Verus from PublishNews TV on Vimeo.
 
 Ouça o Nerdcast sobre o livro











http://jovemnerd.ig.com.br/#!/nerdcast/nerdcast-362-as-guerras-dos-anjos-da-morte/

Mais informações sobre o livro e o autor em :
http://filosofianerd.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. Olá! Muito boa a sua resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Leia tambem as outras postagem do blog.
      Abraço

      Excluir
  2. Acabei de ler o livro e também fiquei fascinada pela história!
    Sua resenha é muito boa. ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir