segunda-feira, 22 de julho de 2013

RESENHA - GAROTA EXEMPLAR


Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

 


Se você é casado, pretende se casar, ou pensa, vagamente, na ideia do casamento, pense duas vezes antes de ler esse livro.

Autora Exemplar
“Garota Exemplar” surpreende desde o início. Gillian Flynn apresenta uma história intrigante, instigante e muito bem construída, com os detalhes bem amarrados, sem furos. Seus personagens são complexos e cheios de segredos, os quais vão se revelando a cada página, deixando o leitor afoito pela continuidade dos acontecimentos.

A narração em primeira pessoa, alternando os narradores entre Amy e Nick, flui de uma forma natural, verossímil, destilando um humor ácido e inteligente, sem fazer concessões, usando e abusando dos palavrões, que se misturam a um vocabulário culto, inerente aos protagonistas.


A história te engana algumas vezes, e sentimos prazer em sermos enganados, pois as surpresas são ótimas e estimulantes. O retrato do relacionamento perfeito, que progride a um casamento em ruínas é justificado por detalhes, inúmeros, pequenos e importantes detalhes.

Durante grande parte do livro, você não sabe de quem gostar, por quem torcer. E quando chegamos ao final, um sentimento dúbio toma conta de nós, pois estamos diante de um casal especialmente singular, duas mentes insanas que se complementam de uma forma distorcida e diabólica.

A forma como corre a investigação policial, e como as provas levam a Nick é conduzida com maestria, ficando explicito o zelo da autora em sua pesquisa.

Outro detalhe cativante – ao menos para mim, que sou aficionado – são as referências à cultura pop, especialmente ao cinema. Com menções a Poderoso Chefão I e II, por exemplo.

Os pais de Amy também são uma atração à parte. Um casal irritantemente perfeito, autores de uma série literária de sucesso, que além de lhes garantir uma boa vida, é seu meio de criticar deliberadamente os defeitos de Amy, o que explica, em parte, o comportamento da protagonista.

Se na primeira parte ficamos curiosos, ansiosos pela revelação da verdade, na segunda parte somos fulminados com uma verdade difícil de acreditar, totalmente surpreendente e morbidamente estimulante. E as peças, que são jogadas durante primeira parte, se encaixam aos poucos, de forma harmoniosa e diabólica.

O desfecho do livro também é inesperado e faz brotar entre os dentes um puta merda que somos obrigados a soltar

“Garota Exemplar” é um livro super recomendado. Quem aprecia um bom suspense, inteligente e instigante, têm que ler. AGORA.
 


Diretor Exemplar
Os direitos para o cinema já foram comprados e o filme será dirigido por ninguém menos que David Fincher, e deve começar a ser rodada ainda este ano.

 
Leia um trecho abaixo:
 


5 comentários:

  1. Ei Samueeeeeeeel, esse é mais um livro que estou louca para ler e não li, rs. Adorei sua resenha, porque me fez essa vontade voltar, já que li algumas resenhas falando que o livro não era essa coca cola toda, e isso tinha me desanimado muito, rs.
    E o bom é que vai ser mais um filminho para gente ver!!! rs
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler que eu recomendo. Mas cuidado, pode te desanimar a casar.

      Excluir
  2. "Mas uma azeitona só".

    Amy certamente entrou pra minha lista de personagens literárias favoritas. ;D

    ResponderExcluir
  3. Deu vontade de ler o livro rsrs
    Ótima resenha.
    Postagem divulgada no Portal Teia.
    Volte sempre que quiser divulgar .

    ResponderExcluir