domingo, 14 de julho de 2013

RESENHA: Legend of Raython I - Ethernia



Você acredita em destino? Em duas pessoas que nasceram e cresceram em condições e lugares inversos... ... Se encontrarem e descobrirem que havia mais forças os unindo do que um simples acaso? A história de Raikou e Elektra começa assim. Ela, princesa entediada. Ele, empregado qualquer no império inimigo. Elektra resolveu sumir do mapa depois de uma das comuns brigas com seu pai. Não imaginara que iria parar justamente no território de Ethernia, império que está em guerra contra o seu há mais de quinhentos anos. Muito menos imaginara que encontraria Raikou, o insolente moreno de olhos azuis... Que se dispôs a ajudá-la, por motivos desconhecidos... Seu encontro foi apenas o começo dos fatos que mais tarde foram nomeados “A lenda de Raython”, ou Legend of Raython, na língua local. Pronto para começar a acreditar em destino?



Um livro divertido, dinâmico e cheio de fantasia. Com elementos clássicos da literatura fantástica, como elfos, magos e um cenário medieval, a obra se diferencia das demais no gênero por sua linguagem e verossimilhança dos diálogos. Os protagonistas são adolescentes e, diferente do que comumente encontramos em histórias como esta, falam como adolescentes, pensam como adolescentes e agem como adolescentes.

Os diálogos e reações lembram os animés japoneses, ou até mesmo os mangás. A autora apresenta conflitos típicos de jovens de 15 ou 16 anos de forma natural, passando longe de ser melosa e enfadonha como muitas histórias atuais. Contudo, sabe adequar a linguagem quando introduz personagens mais maduros.

Ethernia é um livro curto, que pode ser lido em um único dia, o que destoa das obras no mesmo gênero, no entanto, em momento algum isso é um demérito, muito pelo contrário, é um ponto alto da obra. Estamos vivendo uma aventura, e as coisas aconteceu quando tem que acontecer, sem subterfúgios desnecessários para alongar a narrativa.

A maneira natural e, arrisco dizer, politicamente incorreta, com que a autora lida com a morte, deixa a obra mais leve, desprovida de sentimentalismo barato ou julgamentos morais, sem melodrama. Além disso, Kamila cria mistérios instigantes, e oferece respostas em doses homeopáticas, fazendo com que o leitor não consiga abandonar a leitura.

Encontramos alguns erros de revisão, mas que não comprometem a leitura, e são totalmente aceitáveis. Vale ressaltar que se trata de uma obra independente, e – segundo a autora – não definitiva. Além do mais, posso dizer por experiência própria que revisar um texto que você mesmo escreveu é uma tarefa exageradamente cruel, o olhar viciado lê corretamente até mesmos os erros de digitação mais crassos.

Ao termino da leitura, já marquei como livros a ler a sequencia de Ethernia, já que se trata de uma trilogia.

Leitura totalmente indicada. E o melhor, os três livros estão disponibilizados gratuitamente pela autora. E eu, sinceramente, torço para que isso não seja por muito tempo, pois o texto merece ganhar um tratamento editorial de alto nível e figurar nas prateleiras das grandes livrarias do país.


Assisto ao Booktrailer:







Outros Links:



Portfolio da autora (ela faz capas muuuuito boas): http://kmilawicked.wix.com/zoldyek#!

6 comentários:

  1. Ameeeeeeeeeeeeeeeei a resenha :D
    fico super feliz que gostou, Samuel *-*

    leia os próximos agora \o/

    ResponderExcluir
  2. Lerei em breve - muito breve - assim que terminar de ler "Garota Exemplar", o que não vai demorar, já que tenho aumentado meu ritmo de leitura.

    Vou publicar(na cara de pau), meu livro em breve e vou colocar para vender(por um valor simbólico), mas se caso tiver interesse em ler, terei o maior prazer de te enviar um cópia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. OMG, QUE RESENHA INCRÍVEL! *-*
    Você falou tudo, e mais, do que se trata Legend! AMEI! *-*

    ResponderExcluir