sábado, 17 de agosto de 2013

RESENHA: MACACO - Uma Jornada Para O Oeste



Relato de uma peregrinação espiritual e em parte um épico histórico, a novela folclórica O Macaco é um dos mais populares clássicos da literatura chinesa. Registrada pela primeira vez por escrito no século dezesseis, nela são contadas as aventuras do trapaceiro Macaco e seus encontros com uma gama de personagens, na sua viagem para a Índia com o peregrino budista Tripitaka.


Originalmente escrita no século XVI, é a história das aventuras do patife-trapaceiro Macaco e seus encontros com uma bizarra casta de personagens, enquanto ele viaja com o peregrino budista Tripitaka à Índia, em busca de escrituras sagradas. Muito mais que uma novela de aventura picaresca, Macaco é uma profunda alegoria da luta que deve ocorrer antes que a transformação espiritual seja possível.









A história de Macaco e sua peregrinação é uma das mais conhecidas e importantes na China. A aventura é tão marcante e importante que rendeu inúmeras adaptações e deu origens a diversas obras derivadas, como Dragon Ball e o filme O Reino Proibido – que traz o lendário encontro entre Jet Li e Jackie Chan.


Uma Jornada Para o Oeste é uma história fantástica desde o início, com o nascimento de Macaco e sua trajetória incrivelmente cativante.

O personagem título surge como um Deus, e logo passa a ser Rei entre os seus. Diante de seu enorme poder, Macaco torna-se arrogante e atrevido, passando por cima de toda a sorte de criaturas para atingir seus anseios de reconhecimento e grandiosidade.
 
Toda a história é permeada por batalhas épicas e viagens fantásticas. No entanto, a narrativa, originalmente escrita por Wu Cheng'en, por volta do ano 1570, vai muito além de uma aventura picaresca de um ser poderoso e indisciplinado. A jornada de Macaco, sua ascensão, queda e redenção espiritual, é cheia de poesia e filosofia.

Apesar de ter sido escrita há quase 500 anos atrás, seus valores continuam atuais, e extremamente necessários.

A proeza de unir aventura e uma profunda reflexão espiritual é admirável, e a leitura dessa história é recomendada para todas as idades, e deve ser relida de tempos em tempos, de modo que a cada faixa etária pode ser possível colher novas lições e aprendizados.

A versão escrita por David Kherdian é simples e de fácil compreensão, porém, sem perder seu caráter profundamente filosófico. Além disso, a edição traz ilustrações da versão japonesa de 1833.

Macaco é um livro para todos os públicos, desde aqueles que querem apenas uma aventura épica e bem humorada, ate aqueles que buscam uma leitura edificante, com um conteúdo espiritual maravilhoso.

Leitura absolutamente recomendada.

Quem deseja saber mais sobre as aventuras e a jornada do Rei Macaco, existem várias obras acerca do tema, como filmes, livros e quadrinhos.



Edição em quadrinhos pela Conrad. São três volumes, com o texto traduzido do original em chinês, dos quais dois já foram publicados:




Trecho do filme “O Reino Proibido”:




Trailer do filme “Journey to the West: Conquering the Demons”, de Stephen Chow:




Trailer do filme “A Chinese Tall Story”:


Nenhum comentário:

Postar um comentário