segunda-feira, 19 de agosto de 2013

RESENHA: PROFECIA: Legend of Raython - livro III




A TERCEIRA ERA. Seus breves anos foram conturbados e tensos para os Thrower e seus próximos. Principalmente para a imperatriz Elektra. O ápice de tudo que Phyreon Thrower menos desejou caiu como um raio em sua cabeça. Ele nasceu. Eles nasceram. A mão que rege o destino foi cruel o suficiente para deixar aquelas crianças nascerem, crescerem. O fim se aproxima a cada dia, a cada centímetro que ele crescia, e se parecia mais com seus sonhos. Ainda acredita em destino? Não acreditará mais. A conclusão da lenda traz nomes novos e nomes já conhecidos. Traz surpresas, revelações, passados. Profecias não podem ser evitadas. E esta não foi.

______________________________________________________

Profecia é o tomo que fecha a trilogia Legend of Raython, da multicriativa e hiperprodutiva Kamila Zöldyek. Saliento inicialmente que a autora merece vivas, pois criou um universo próprio, um estilo de escrita próprio e conseguiu escrever três livros sempre se superando, já que Ethernia é um ótimo livro, Maldição é ainda melhor, e Profecia supera os dois primeiros, e digo isso sem nenhuma relutância.

A história dá continuidade aos acontecimentos dos dois volumes anteriores, no entanto, vemos um salto temporal bem maior que entre os livros I e II, além disso, apesar de continuarmos com Raikou e Elektra, os papeis não são mais os mesmos, já que Kamila introduz, sabia e competentemente, novos personagens e novos protagonistas. Essa escolha dá novo fôlego à história, já que temos novos conflitos e novas personalidades.

A linguagem usada e o estilo da escrita permanecem os mesmos, ainda que notemos a evolução da autora. Surpreende também o modo com os romances são tratados, sem triângulos amorosos melosos e irritantes. O romance existe, sim, e tem uma grande importância para trama, inclusive em seu desfecho, mas está colocado em seu devido lugar. O livro fala de adolescentes, mas sem parecer que foi escrito por eles. Apesar da pouca idade da autora, sua maturidade em desenvolver a narrativa é visível e louvável.

Seguindo o que já fora feito nos outros volumes, as informações são dadas pela metade, e aos poucos os mistérios são elucidados, sempre com altas doses de tensão. O clímax se dá de forma sensacional, onde acompanhamos as batalhas em vários reinos distintos, quando a autora leva as lutas ao extremo e “corta” a cena para outro ambiente, com outros personagens, prendendo o leitor com muita habilidade.




A batalha final é simplesmente épica, e narrada sem concessões, afinal, uma guerra nunca é bonita e o escritor que faz assim parecer, não fez bem o seu trabalho.

Profecia fecha a Trilogia com chave de ouro, e mostra que Kamila Zöldyek nasceu para escrever, e os leitores que fiquem agradecidos e aproveitem enquanto suas obras são disponibilizadas gratuitamente, pois eu ouso profetizar que em breve filas deveram ser enfrentadas para se obter um autógrafo.


Assista o booktrailer:










Termine logo a trilogia e acompanhe AQUI o Spin-off #1: O Orbe de Reidhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário