quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A "Viagem no Tempo" no Cinema em 8 filmes


Bom dia, pessoas e não-pessoas! Para quem não sabe, estou lançando um livro chamado “Flashback: Duas Vidas em Rota de Colisão” (mais detalhes AQUI), e, para aproveitar o tema do livro, hoje trago uma postagem com alguns filmes que abordam a temática Viagem no Tempo, que é tratada em Flashback.

Mesmo que de forma indireta, e até mesmo involuntária, cada um desses filmes me influenciou de algum jeito, e são obras que recomendo a qualquer um que goste de bom cinema.


·       De Volta para o Futuro

Título: Back To The Future (Original)

Ano produção: 1985

Dirigido por:  Robert Zemeckis

Estreia: 29 de Dezembro de 1985 ( Brasil )

Duração: 116 minutos



“De Volta para o Futuro” é um clássico incontestável, um filme que ultrapassa gerações sem jamais perder sua magia. É uma conjugação fantástica entre a ficção científica, aventura, comédia e fantasia. Robert Zemeckis dirige um filme dinâmico, daqueles que assistimos diversas vezes sem nunca nos cansarmos.

O DeLorean é um símbolo que transcendeu ao veículo, e tornou-se um sinônimo de viagem no tempo.  Filme obrigatório para qualquer um que goste de histórias com viagem no tempo.


·       Efeito Borboleta

Título: The Butterfly Effect (Original)

Ano produção: 2004

Dirigido por:  Eric Bress  J. Mackye Gruber

Estreia: 23 de Julho de 2004 ( Brasil )

Duração:113 minutos


Um excelente filme, que aborda a viagem no tempo de uma forma singular, apropriando-se de elementos da teoria do caos em uma história muito bem conduzida, enigmática na medida certa. O filme ganhou duas “sequências” absolutamente sofríveis, do tipo que você quer esquecer que assistiu.

O modo como é abordada a viagem entre os tempos me influenciou, indiretamente, na formulação do que fiz em Flashback, visto que em ambas as histórias a viagem e não corpórea.


·       Alta Frequência

Título: Frequency (Original)

Ano produção: 2000

Dirigido por:  Gregory Hoblit

Estreia: 28 de Abril de 2000 ( Mundial )

Duração: 118 minutos


Outra obra com uma visão peculiar da viagem no tempo, que foge ao cliché de máquinas do tempo ou portais, etc. É um filme instigante, que, como a maioria, aborda o desejo do ser humano de controlar o presente alterando o passado.

Há uma passagem em Flashback inspirada nesse filme, contudo, apenas os mais atentos perceberão.


·       Contra o Tempo (Source Code)

Título: Source Code (Original)

Ano produção: 2011

Dirigido por: Duncan Jones

Estreia: 30 de Setembro de 2011 ( Brasil )

Duração: 93 minutos


Em Contra o Tempo, o protagonista volta no tempo, mas apenas como observador, e seu intento, ao contrário do que comumente acontece, não é alterar o passado, mas sim evitar um evento futuro. Um conceito original e muito interessante é utilizado na viagem. O filme tem um ótimo desfecho.

Há uma dose de romantismo, mas uma pá de areia é jogada nele, o que muito me agradou. No entanto, em Flashback podem esperar um romance não tão frustrado.


·       A Máquina do Tempo


Título: The Time Machine (Original)

Ano produção: 1960

Dirigido por:  George Pal

Estreia: 17 de Agosto de 1960 ( Mundial )

Duração: 103 minutos

**********

Título: The Time Machine (Original)

Ano produção: 2002

Dirigido por:  Simon Wells

Estreia: 19 de Abril de 2002 ( Brasil )

Duração: 96 minutos


A cultuada obra de H.G. Wells (que eu ainda não li, e sei que é vergonhoso), tem duas adaptações cinematográficas, uma de 1960 e outra de 2002. Assisti apenas a mais recente que, apesar de receber várias críticas negativas, é ainda, em minha opinião, um grande filme. A história de Wells usa a viagem no tempo e a tentativa frustrada de impedir uma tragédia para abordar um conflito entre dois povos, trazendo à tona questões importantes que sempre são atuais e mostram o quanto nossa sociedade é viciada.

·       Te amarei para sempre

Título: The Time Traveler’s Wife (Original)

Ano produção: 2009

Dirigido por:  Robert Schwentke

Estreia: 16 de Outubro de 2009 ( Brasil )

Duração: 107 minutos


“A mulher do viajante do tempo”, ou “Te amarei para sempre”, na sofrível tradução brasileira, é uma ficção científica diferente, uma história de amor original, abordando a viagem no tempo de forma incomum e muito interessante. O protagonista é portador de uma anomalia genética que o faz viajar no tempo nos momentos mais inesperados e inapropriados.

A partir desse ponto de vista, o drama do protagonista não é mudar o passado, mas apenas conseguir viver o futuro apesar da anomalia que tanto dificulta sua vida. Baseado no romance de Audrey Niffenegger, traz uma ótima atuação de Eric Bana em um belíssimo filme.

·       Em algum lugar do passado

Título: Somewhere in Time (Original)

Ano produção: 1980

Dirigido por:  Jeannot Szwarc

Estreia: 3 de Outubro de 1980 ( Mundial )

Duração: 110 minutos


Mais um filme com um forte apelo romântico e uma forma de viajar entre as épocas que foge ao padrão, onde a viagem no tempo é um mero detalhe, e o foco é no surgimento de uma amor entre duas pessoas e nas consequências que ele pode ocasionar.

É uma bela história de amor, com um final angustiante. Ah, como eu gosto de coisas angustiantes!

·       Déjà Vu

Título: Deja Vu (Original)

Ano produção: 2006

Dirigido por:  Tony Scott

Estreia: 22 de Novembro de 2006 ( Mundial )

Duração: 126 minutos


Um filme inicialmente “policial”, onde a viagem no tempo entra de uma forma totalmente científica. Se há base científica real para o que é descrito no filme, pouco importa, o interessante é embarcar em uma investigação policial complexa que atravessa a barreira do tempo.

O desfecho desse filme suscitou discussões e conjecturas na minha casa, o que mostra o quão complexa e interessante é a obra. Um dos últimos filmes do saudoso Tony Scott.




Além dos filmes citados, existem inúmeras obras, não só no cinema, que abordam a viagem do tempo de formas muito interessantes.

Diga nos comentários qual a sua obra preferida sobre viagem no tempo, e que outros filmes/livros/séries poderiam estar nesta lista.


Adeus, e te vejo no futuro (ou no passado).






Nenhum comentário:

Postar um comentário