quarta-feira, 8 de outubro de 2014

[Flashback] A Trilha Sonora



Bom dia! Para quem não sabe, meu livro “Flashback” está em pré-venda, e em breve estará pronto e disponível. Quem quiser saber um pouco mais sobre a história e sobre como adquirir seu exemplar, acesse AQUI.

Pois bem, muito antes de eu me aventurar pelo mundo das letras, a música já se fazia presente em minha vida, como a expressão de arte mais significante para mim. Com o tempo, fui me enveredando por outras formas artísticas, mas a música nunca me abandonou. Em meus livros, gosto de iniciar cada capítulo com uma situação, que se relaciona, direta ou indiretamente, com o conteúdo do capítulo. Foi natural, devido à minha formação enquanto consumidor de arte, que a maior parte dessas citações se desse a partir de canções, muitas delas que venho escutando desde que ainda usava fraldas.



Hoje selecionei todas as canções citadas no livro. Vamos curtir um som?


Capítulo 1: Quem é Mark357?
Cotidiano (Chico Buarque)
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã


Capítulo 2: Alexia
Gertrudes Bonhausen (Jorge Ben Jor)
Well well well
Obrigado Papai Noel
Ganhei de presente de natal
Uma boneca linda,
Viva de corpo escultural
Ela anda, ela fala, ela dança como um anjo


Capítulo 5: Hypnós
Until It Sleeps (James Hetfield / Lars Ulrich)
Então me liberte, me solte
So tear me open, pour me out
Essas coisas aqui dentro
There's things inside that scream and shout
elas gemem e gritam
And the pain still hates me
E a dor ainda me odeia
So hold me until it sleeps
Então me abrace até que durma


Capítulo 6: Abrindo a mente
Novos Horizontes (Humberto Gessinger)
Quero explodir as grades e voar
Não tenho pra onde ir
Mas não quero ficar
Suspender a queda livre
Libertar
O que não tem fim sempre acaba assim


Capítulo 7: Sempre haverá déspotas
Proteção (Philippe Seabra)
Tropas de choque, PM's armados
mantêm o povo no seu lugar
Mas logo é preso, ideologias marcadas
se alguém quiser se rebelar

Oposição reprimida, radicais calados
toda a angustia do povo é silenciada
Tudo pra manter a boa imagem do Estado!

Sou uma minoria mas pelo menos falo o que quero apesar da repressão


Capítulo 9: Encurralado
Acorda amor ( Leonel Paiva / Julinho Da Adelaide )
Acorda amor
Eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão, que aflição


Capítulo 10: De volta para a morte
Ain't No Grave (Tom Jones / Jörgen Elofsson )
There ain't no grave can hold my body down
Não há nenhum túmulo que possa deter meu corpo
There ain't no grave can hold my body down
Não há nenhum túmulo que possa deter meu corpo
When I hear that trumpet sound I'm gonna rise right out of the ground
Quando eu ouvir aquele som de trombeta irei surgir de dentro do chão
Ain't no grave can hold my body down
Nenhum túmulo pode deter meu corpo


Capítulo 14: Testemunha de um crime
Knockin' On Heaven's Door (Bob Dylan)
Mama, put my guns in the ground
Mamãe, ponha minhas armas no chão
I can't shoot them anymore
Não posso mais dispará-las
That long black cloud is comin' down
Aquela longa nuvem negra está descendo
I feels I'm knockin' on heaven's door
Sinto como se eu estivesse batendo à porta do paraíso


Capítulo 16: A face oculta do inimigo
Pra ser sincero (Humberto Gessinger)
Nós dois temos os mesmos defeitos
Sabemos tudo a nosso respeito
Somos suspeitos de um crime perfeito,
Mas crimes perfeitos não deixam suspeitos


Capítulo 18: Voltar ou morrer
Surfando Karmas & DNA (Humberto Gessinger)
Quantas vezes a gente sobrevive
À hora da verdade?
Na falta de algo melhor
Nunca me faltou coragem

Se eu soubesse antes o que sei agora
Erraria tudo exatamente igual

Capítulo 20: Novo futuro, velhos problemas
Caminhos II (Raul Seixas/ Paulo Coelho/ Eládio Gilbraz)
Assim como todas as portas são diferentes,
aparentemente todos os caminhos são diferentes,
mas vão dar todos no mesmo lugar


Capítulo 21: A batida
Veraneio vascaína (Renato Russo)
Cuidado, pessoal, lá vem vindo a veraneio
Toda pintada de preto, branco, cinza e vermelho
Com números do lado, dentro dois ou três tarados
Assassinos armados, uniformizados


Capítulo 27: Uma nova vida
Você (Tim Maia)
Vi o tempo passar
O inverno chegar
Outra vez
Mas desta vez
Todo pranto sumiu
Um encanto surgiu
Meu amor...

Ouça a lista de reprodução do Grooveshark





É isso. E você, gosta de alguma música que vai estar em Flashback?

Nenhum comentário:

Postar um comentário